1ª Leitura:
Primeira Leitura (Zc 8,20-23)
Leitura da Profecia de Zacarias.
20 Isto diz o Senhor dos exércitos: “Virão ainda povos e habitantes de cidades grandes, 21 dizendo os habitantes de uma para os de outra cidade: ‘Vamos orar na presença do Senhor, vamos visitar o Senhor dos exércitos; eu irei também’. 22 Virão muitos povos e nações fortes visitar o Senhor dos exércitos e orar na presença do Senhor”. 23 Isto diz o Senhor dos exércitos: “Naqueles dias, dez homens de todas as línguas faladas entre as nações vão segurar pelas bordas da roupa um homem de Judá, dizendo: ‘Nós iremos convosco; porque ouvimos dizer que Deus está convosco’”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 86(87),1-3.4-5.6-7 (R. Zc 8,23)
– Nós temos ouvido que Deus está convosco.
– Nós temos ouvido que Deus está convosco.
– O Senhor ama a cidade que fundou no Monte santo; ama as portas de Sião mais que as casas de Jacó. Dizem coisas gloriosas da Cidade do Senhor.
– Lembro o Egito e Babilônia entre os meus veneradores. Na Filisteia ou em Tiro ou no país da Etiópia, este ou aquele ali nasceu. De Sião, porém, se diz: “Nasceu nela todo homem; Deus é sua segurança”.
– Deus anota no seu livro, onde inscreve os povos todos: “Foi ali que estes nasceram”. E por isso todos juntos a cantar se alegrarão; e, dançando, exclamarão: “Estão em ti as nossas fontes!”.
Evangelho:
Evangelho (Lc 9,51-56)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Veio o Filho do Homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
51 Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém 52 e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. 53 Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. 54 Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” 55 Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. 56 E partiram para outro povoado.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão:
Queridos irmãos e irmãs em Cristo,
Hoje, meditamos sobre as leituras que a Palavra do Senhor nos apresenta. Na primeira leitura, ouvimos a profecia de Zacarias, na qual o Senhor dos exércitos fala sobre a união dos povos e nações em torno da presença santa do Senhor. É um convite para que todos, independente de sua origem ou língua, se unam em oração e devoção ao Senhor.
No Salmo responsorial, somos lembrados do amor que o Senhor tem pela cidade santa, pela cidade de Sião. Ele registra no livro dos povos todos aqueles que nascem em Sião, mostrando que ali está a nossa segurança, a nossa fonte de alegria e proteção.
Já no Evangelho, Jesus nos mostra um caminho de serviço e humildade. Mesmo diante da rejeição dos samaritanos, Ele não deseja a destruição, mas segue em frente no caminho para Jerusalém, cumprindo assim o plano de salvação que o Pai lhe confiou.
Assim, somos chamados a seguir o exemplo de Jesus, a sermos portadores da paz e da misericórdia, mesmo diante das adversidades e das dificuldades. Que possamos acolher a todos, sem distinção, e levar a mensagem de amor e esperança a todos os povos e nações.
Com a certeza de que Deus está conosco em todos os momentos, sigamos firmes em nossa fé e em nosso compromisso de sermos testemunhas do Evangelho.
Que o Senhor nos abençoe e nos guarde. Amém.
Palavra do Senhor. Graças a Deus.

Deixe um comentário