Liturgia Diária 30/07/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (Ex 34,29-35)
Leitura do Livro do Êxodo
29 Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele do seu rosto resplandecia por ter falado com o Senhor. 30 Aarão e os filhos de Israel, vendo o rosto de Moisés resplandecente, tiveram medo de se aproximar. 31 Então Moisés os chamou, e tanto Aarão como os chefes da comunidade foram para junto dele. E, depois que lhes falou, 32 todos os filhos de Israel também se aproximaram dele, e Moisés transmitiu-lhes todas as ordens que tinha recebido do Senhor no monte Sinai. 33 Quando Moisés acabou de lhes falar, cobriu o rosto com um véu. 34 Todas as vezes que Moisés se apresentava ao Senhor, para falar com ele, retirava o véu, até a hora de sair; depois saía e dizia aos filhos de Israel tudo o que lhe tinha sido ordenado. 35 E eles viam a pele do rosto de Moisés resplandecer; mas ele voltava a cobrir o rosto com o véu, até o momento em que entrava para falar com o Senhor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 98(99),5.6.7.9 (R. cf. 9c)
– Santo é o Senhor nosso Deus!
– Santo é o Senhor nosso Deus!
– Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seus pés, pois é santo o Senhor nosso Deus!
– Eis Moisés e Aarão entre os seus sacerdotes. E também Samuel invocava seu nome, e ele mesmo, o Senhor, os ouvia.
– Da coluna de nuvem falava com eles. E guardavam a lei e os preceitos divinos, que o Senhor nosso Deus tinha dado.
– Exaltai o Senhor nosso Deus, e prostrai-vos perante seu monte, pois é santo o Senhor nosso Deus!

Evangelho:

Evangelho (Mt 13,44-46)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Eu vos chamo meus amigos, pois vos dei a conhecer o que o Pai me revelou.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 “O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45 O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46 Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje, meditamos sobre a leitura do Livro do Êxodo, que nos traz a imagem de Moisés descendo do Monte Sinai com o rosto resplandecente após ter falado com o Senhor. Esse brilho em seu rosto demonstrava a presença de Deus em sua vida, e isso gerava temor e reverência naqueles que se aproximavam dele. Moisés transmitiu as ordens do Senhor ao povo de Israel, revelando a importância da comunicação direta com Deus para a condução de nossas vidas.

No Salmo responsorial, louvamos a santidade do Senhor nosso Deus, reconhecendo a importância de seguir os seus preceitos e guardar a Sua lei. Assim como Moisés e Aarão, devemos invocar o nome do Senhor em nossas vidas e manter-nos fiéis aos Seus ensinamentos.

No Evangelho segundo Mateus, Jesus nos fala sobre o Reino dos Céus, comparando-o a um tesouro escondido no campo e a uma pérola de grande valor. Assim como o homem que vendeu tudo para adquirir o tesouro e o comprador que fez o mesmo pela pérola, devemos estar dispostos a renunciar a tudo em nossa vida terrena para alcançar a vida eterna no Reino dos Céus.

Que possamos refletir sobre a importância da presença de Deus em nossas vidas, da obediência aos Seus mandamentos e do valor incomparável do Reino dos Céus. Que o exemplo de Moisés nos inspire a buscar sempre o rosto do Senhor e a seguir os Seus caminhos com alegria e confiança.

Que a graça de Deus nos acompanhe em todos os momentos, guiando-nos e fortalecendo-nos em nossa jornada de fé.

Que assim seja. Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *