Liturgia Diária 30/01/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (Hb 10,19-25)
Leitura da Carta aos Hebreus
Sendo assim, irmãos, temos plena liberdade para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus. 20 Ele nos abriu um caminho novo e vivo, através da cortina, quer dizer, através da sua humanidade. 21 Temos um grande sacerdote constituído sobre a casa de Deus. 22 Aproximemo-nos, portanto, de coração sincero e cheio de fé, com coração purificado de toda a má consciência e o corpo lavado com água pura. 23 Sem desânimo, continuemos a afirmar a nossa esperança, porque é fiel quem fez a promessa. 24 Sejamos atentos uns aos outros, para nos incentivar à caridade e às boas obras. 25 Não abandonemos as nossas assembleias, como alguns costumam fazer. Antes, procuremos animar-nos mutuamente, e tanto mais quanto vedes o dia aproximar-se.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 23(24),l-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)
— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração quem não dirige sua mente para o crime.
— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”.

Evangelho:

Evangelho (Mc 4,21-25)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vossa palavra é uma luz para os meus passos, e uma lâmpada luzente em meu caminho.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21 “Quem é que traz uma lâmpada para colocá-Ia debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a coloca num candeeiro? 22 Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23 Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24 Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25 Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia :

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz do Senhor esteja convosco!

Hoje, na liturgia da Palavra, somos chamados a refletir sobre a importância da fé, da esperança e da caridade em nossa vida cristã. Na primeira leitura, extraída da Carta aos Hebreus, somos lembrados de que, pelo sacrifício de Jesus, temos plena liberdade para nos aproximarmos de Deus. Ele abriu para nós um caminho novo e vivo, através de sua humanidade, tornando-se nosso grande sacerdote. Por isso, com coração sincero e cheio de fé, devemos nos purificar e nos encorajar mutuamente, incentivando-nos à prática da caridade e das boas obras.

O Salmo responsorial nos convida a buscar constantemente a face do Senhor, pois é Ele quem nos sustenta e nos fortalece em nossa jornada de fé. Busquemos sempre viver de acordo com os mandamentos do Senhor, para que possamos receber a sua benção e a recompensa prometida aos que o buscam de coração sincero.

No Evangelho segundo Marcos, Jesus nos alerta sobre a importância de sermos portadores da luz do Evangelho em meio às trevas do mundo. Assim como não se acende uma lâmpada para escondê-la, não devemos esconder nossa fé, mas sim compartilhá-la com todos ao nosso redor. Prestemos atenção às palavras de Cristo, pois seremos medidos com a mesma medida que medimos aos outros.

Que possamos, portanto, ser verdadeiras testemunhas do amor de Deus em nossa vida, irradiando a luz de Cristo a todos os que cruzarem nosso caminho. Que a nossa fé seja firme, nossa esperança inabalável e nossa caridade transbordante, para que assim possamos manifestar o Reino de Deus em meio a este mundo necessitado de amor e misericórdia.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde, hoje e sempre. Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *