1ª Leitura:
Primeira Leitura (Dn 7,9-10.13-14)
Leitura da Profecia de Daniel.
9 Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10 Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13 Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14 Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Ou
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos (Ap 12,7-12a)
Irmãos, 28 sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. 29 Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. 30 E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 137(138),1-2a.2bc-3.4-5 (R. 1c)
– Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!
– Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!
– Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.
– Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.
– Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “Como a glória do Senhor é grandiosa!”
Evangelho:
Evangelho (Jo 1,47-51)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
-Bendizei ao Senhor Deus, os seus poderes, seus ministros que fazeis sua vontade!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 47 Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48 Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49 Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50 Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51 E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão:
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz do Senhor esteja convosco. Hoje, somos convidados a refletir sobre as leituras que acabamos de ouvir, que nos falam da majestade e do poder de Deus.
Na primeira leitura, extraída do livro de Daniel, somos transportados para uma visão impactante, onde o Ancião de muitos dias toma lugar em um trono de chamas de fogo, cercado por uma multidão celestial. Este poder eterno e reino inabalável nos recorda a soberania de Deus sobre todas as coisas, e a certeza de que seu domínio é eterno.
Na carta de São Paulo aos Romanos, somos lembrados de que tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus, e que aqueles que são predestinados por Ele são chamados, justificados e glorificados. O projeto de Deus se cumpre na vida daqueles que O seguem com fé e confiança.
E no Evangelho de João, somos apresentados a Natanael, que reconhece em Jesus o Filho de Deus e o Rei de Israel. Jesus revela a Natanael que coisas ainda maiores ele verá, indicando-nos que a nossa fé nos permite vislumbrar a ação poderosa de Deus em nossas vidas.
Assim, queridos irmãos, que possamos confiar na promessa do Senhor, que nos chama, nos justifica e nos glorifica, revelando a Sua grandeza e amor por cada um de nós. Que possamos proclamar com o salmista a grandiosidade do Senhor e cantar louvores diante do Seu trono.
Que a mensagem das leituras de hoje nos inspire a uma fé renovada e a uma confiança inabalável no amor e na misericórdia de Deus. Que Ele nos conceda a graça de reconhecê-Lo em todos os momentos de nossa vida, e nos fortaleça para testemunhar Seu amor a todos ao nosso redor.
Que a virgem Maria, a humilde serva do Senhor, interceda por nós e nos ajude a seguir os passos de seu Filho Jesus Cristo. Que assim seja. Amém.

Deixe um comentário