Liturgia Diária 28/08/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (1Ts 3,7-13)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses
Irmãos,7 ficamos confortados, em meio a toda angústia e tribulação, pela notícia acerca de vossa fé. 8 Agora sentimo-nos reviver, porque vós estais firmes no Senhor. 9 Como podemos agradecer a Deus por toda a alegria que nos invade diante do nosso Deus, por causa de vós? 10 Noite e dia rezamos efusivamente para vos rever e completar o que ainda falta na vossa fé. 11 Que o próprio Deus e nosso Pai, e nosso Senhor Jesus dirijam os nossos passos até a vós. 12 O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. 13 Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 89(90),3-4.12-13.14 e 17 (R. 14)
– Saciai-nos de manhã com vosso amor!
– Saciai-nos de manhã com vosso amor!
– Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem,  qual vigília de uma noite que passou.
– Ensinai-nos a contar os nossos dias,  e dai ao nosso coração sabedoria!  Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!
– Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho,  fazei dar frutos o labor de nossas mãos!

Evangelho:

Evangelho (Mt 24,42-51)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Vigiai, diz Jesus, vigiai, pois, no dia em que não esperais, o vosso Senhor há de vir.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42 “Ficai atentos! porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43 Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44 Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45 Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46 Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar. 47 Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48 Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49 e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50 então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51 Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

Queridos irmãos e irmãs, que a paz do Senhor esteja sempre convosco.

Hoje, na liturgia, somos convidados a refletir sobre a importância da fé e da vigilância em nossa vida cristã. Na primeira leitura, São Paulo nos fala da alegria que sente ao saber que os Tessalonicenses permanecem firmes na fé, mesmo diante das tribulações. Ele nos exorta a crescer no amor entre nós, para que nossos corações sejam confirmados na santidade diante de Deus.

O salmo responsorial nos recorda da importância de buscarmos a sabedoria do Senhor em todos os momentos de nossa vida. Que possamos ser saciados pelo amor de Deus, para exultarmos de alegria todos os dias.

No Evangelho, Jesus nos alerta para a necessidade de estarmos sempre vigilantes, pois não sabemos o dia em que o Senhor virá. Assim como o dono da casa vigia para que sua casa não seja arrombada, nós também devemos estar preparados para a vinda do Filho do Homem. Que sejamos fiéis e prudentes em nossa missão, a fim de recebermos a recompensa prometida por Deus.

Que o Senhor nos conceda a graça de vivermos na fé, no amor e na vigilância, para que estejamos sempre prontos para acolher o Senhor quando Ele vier. Que possamos ser encontrados como servos fiéis, dedicados ao Reino de Deus.

Que a Palavra do Senhor permaneça em nossos corações e nos guie em todos os momentos de nossa vida. Que possamos ser testemunhas vivas do amor e da misericórdia de Deus para com todos os seus filhos.

Que Deus nos abençoe e nos guarde, agora e sempre. Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *