1ª Leitura:
Primeira Leitura (At 6,8-10.7,54-59)
Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Naqueles dias, 8 Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 9 Mas alguns membros da chamada Sinagoga dos Libertos, junto com cirenenses e alexandrinos, e alguns da Cilícia e da Âsia, começaram a discutir com Estêvão. 10 Porém, não conseguiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que ele falava. 7,54 Ao ouvir essas palavras, eles ficaram enfurecidos e rangeram os dentes contra Estêvão. 55 Estêvão, cheio do Espírito Santo, olhou para o céu e viu a glória de Deus e Jesus, de pé, à direita de Deus. 56 E disse: “Estou vendo o céu aberto, e o Filho do Homem, de pé, à direita de Deus”. 57 Mas eles, dando grandes gritos e, tapando os ouvidos, avançaram todos juntos contra Estêvão; 58 arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem, chamado Saulo. 59 Enquanto o apedrejavam, Estêvão clamou dizendo: “Senhor Jesus, acolhe o meu espírito”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 30(31),3cd-4.6 e 8ab.16bc e 17 (R. 6a)
– Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
– Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito.
– Sede uma rocha protetora para mim, um abrigo bem seguro que me salve! Sim, sois vós a minha rocha e fortaleza; por vossa honra orientai-me e conduzi-me!
– Em vossas mãos, Senhor, entrego o meu espírito, porque vós me salvareis, ó Deus fiel! Vosso amor me faz saltar de alegria, pois olhastes para as minhas aflições.
– Eu entrego em vossas mãos o meu destino; libertai-me do inimigo e do opressor! Mostrai serena a vossa face ao vosso servo, e salvai-me pela vossa compaixão!
Evangelho:
Evangelho (Mt 10,17-22)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Bendito o que vem em nome do Senhor. Nosso Deus é o Senhor, ele é a nossa luz.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17 “Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18 Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19 Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20 Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21 O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22 Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão:
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz do Senhor esteja convosco!
Hoje, na primeira leitura dos Atos dos Apóstolos, somos apresentados à figura corajosa e cheia de fé de Estêvão. Mesmo diante das discussões e perseguições dos membros da Sinagoga dos Libertos, ele permanece firme na sabedoria e no Espírito Santo, que o fortalecem. Estêvão é um exemplo de coragem e confiança em Deus, mesmo diante das tribulações.
No Evangelho segundo Mateus, Jesus alerta os seus discípulos sobre as perseguições que enfrentarão por causa do Seu nome. Serão entregues aos tribunais, açoitados, odiados, mas Jesus lhes assegura que o Espírito do Pai falará por eles. A firmeza na fé e a perseverança serão essenciais para superar os desafios e permanecer fiéis ao Evangelho.
Assim como Estêvão e os apóstolos, somos chamados a testemunhar a nossa fé com coragem e confiança, mesmo diante das adversidades. Que possamos nos inspirar na vida desses santos e nos manter firmes na esperança da salvação, confiando que o Senhor está sempre ao nosso lado, nos fortalecendo e guiando.
Que possamos entregar nas mãos do Senhor o nosso espírito, como fez Estêvão, confiando que Ele é a nossa rocha e fortaleza. Que a nossa fé nos capacite a enfrentar todas as dificuldades com confiança e serenidade, sabendo que o Senhor nunca nos abandona.
Que o Espírito Santo nos guie e fortaleça em nossa missão de anunciadores do Evangelho, para que, perseverando até o fim, possamos alcançar a salvação prometida por Cristo.
Que Deus nos abençoe e nos guarde, agora e sempre. Amém.

Deixe um comentário