1ª Leitura:
Primeira Leitura (Eclo 44,1.10-15)
Leitura do Livro do Eclesiástico
1 Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10 Estes, são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11 Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são a sua melhor herança. 12 A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13 e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14 Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15 Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 131(132),11.13-14.17-18 (R. Lc 1,32a)
– O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
– O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
– O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!”
– Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”
– “De Davi farei brotar um forte Herdeiro, acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”
Evangelho:
Evangelho (Mt 13,16-17)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Esperavam estes pais a redenção de Israel, e o Espírito do Senhor estava sobre eles.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 16 “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17 Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão:
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz do Senhor esteja convosco. Hoje, a liturgia nos convida a refletir sobre a importância de honrarmos a memória dos nossos antepassados, daqueles que nos precederam e deixaram um legado de fé e virtude.
Na primeira leitura do Livro do Eclesiástico, somos exortados a fazer o elogio dos homens famosos, daqueles que foram misericordiosos e praticaram a bondade. Seus gestos não serão esquecidos, sua descendência permanece fiel às alianças e sua glória jamais se apagará. Que possamos seguir o exemplo desses homens e mulheres que nos precederam, mantendo viva a chama da fé em nossos corações.
No Salmo responsorial, louvamos o Senhor que prometeu a Davi um herdeiro que reinaria para sempre. O Senhor é fiel e cumpre suas promessas, guiando e protegendo aqueles que O buscam de coração sincero. Que possamos confiar na providência divina, sabendo que Ele nos guia em todos os momentos de nossas vidas.
No Evangelho segundo Mateus, Jesus nos lembra da importância de reconhecermos a grandeza de presenciar e ouvir a Palavra de Deus em nossas vidas. Muitos profetas e justos desejaram ver e ouvir o que nós temos a graça de experimentar, por isso devemos valorizar cada ensinamento e cada momento de comunhão com o Senhor.
Que hoje, ao participarmos desta liturgia, renovemos nossa fé e nosso compromisso de seguir os passos daqueles que nos precederam, honrando a memória dos santos e dos justos. Que a sabedoria e o louvor sejam constantes em nossas vidas, testemunhando o amor de Deus através de nossas ações e palavras.
Que o Senhor nos abençoe e nos fortaleça, para que possamos ser verdadeiras testemunhas do Seu amor no mundo. Amém.
Deixe um comentário