1ª Leitura:
Primeira Leitura (Eclo 4,12-22)
Leitura do Livro do Eclesiástico
A sabedoria comunica a vida a seus filhos e acolhe os que a procuram. 13 Os que a amam, amam a vida; os que a procuram desde manhã cedo, serão repletos de alegria pelo Senhor. 14 Quem a ela se apega, herdará a glória; para onde for, Deus o abençoará. 15 Os que a veneram, prestam culto ao Santo; pois Deus ama os que a amam. 16 Quem a escutar, julgará as nações; quem a ela se dedicar, viverá em segurança. 17 Se alguém confiar nela, vai recebê-la em herança; e na sua posse continuarão seus descendentes. 18 No começo, ela o acompanha por caminhos contrários, 19 trazendo-lhe temor e tremor; começa a prová-lo com a sua disciplina, até que ele a tenha em seus pensamentos e nela deponha sua confiança. 20 Então voltará a ele em linha reta, o confirmará e lhe dará alegria, 21 lhe revelará os seus segredos e lhe dará o tesouro da ciência e da compreensão da justiça. 22 Se, porém, se desviar, ela o abandonará e o entregará às mãos de seu inimigo.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 118(119),165.168.171.174.175 (R. 165a)
— Os que amam vossa lei têm grande paz!
— Os que amam vossa lei têm grande paz!
— Os que amam vossa lei têm grande paz, e não há nada que os faça tropeçar.
— Serei fiel à vossa lei, vossa Aliança; os meus caminhos estão todos ante vós.
— Que prorrompam os meus lábios em canções, pois me fizestes conhecer vossa vontade!
— Desejo a vossa salvação ardentemente e encontro em vossa lei minhas delícias!
— Possa eu viver e para sempre vos louvar; e que me ajudem, ó Senhor, vossos conselhos!
Evangelho:
Evangelho (Mc 9,38-40)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 38 João disse a Jesus: “Mestre, vimos um homem expulsar demônios em teu nome. Mas nós o proibimos, porque ele não nos segue”. 39 Jesus disse: “Não o proibais, pois ninguém faz milagres em meu nome para depois falar mal de mim. 40 Quem não é contra nós é a nosso favor”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia:
Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz do Senhor esteja conosco!
Hoje, na primeira leitura do Livro do Eclesiástico, somos recordados da importância da sabedoria em nossas vidas. A sabedoria é como uma luz que ilumina o caminho daqueles que a buscam desde cedo, trazendo alegria e herança de glória da parte de Deus. Aqueles que seguem os ensinamentos da sabedoria são abençoados e protegidos pelo Senhor, pois Ele ama aqueles que O amam.
A sabedoria nos orienta, nos ensina a julgar as situações com clareza, nos protege e nos conduz ao conhecimento da justiça. No entanto, também nos alerta sobre o perigo de nos desviarmos e nos afastarmos dela, pois nesse caso seremos entregues às mãos do inimigo. Portanto, que possamos sempre buscar a sabedoria divina em nossas vidas, para vivermos em segurança e em comunhão com Deus.
No salmo responsorial, somos convidados a amar a lei do Senhor, pois aqueles que a amam têm grande paz em seus corações. Devemos ser fiéis aos mandamentos do Senhor, pois neles encontramos a vontade de Deus e a nossa salvação. Que nossos lábios se abram em louvor ao Senhor, que nos dá força e alegria em seguir Seus caminhos.
No Evangelho de hoje, Jesus nos ensina que aqueles que fazem o bem em Seu nome não devem ser impedidos, mesmo que não façam parte do nosso grupo mais próximo. Pois quem não é contra nós, é a nosso favor. Devemos estar abertos a acolher a ação do Espírito Santo em todas as pessoas, reconhecendo que o amor de Deus pode se manifestar de diversas formas, independentemente das nossas diferenças.
Que a liturgia de hoje nos inspire a buscar a sabedoria divina, a viver em paz seguindo os mandamentos do Senhor e a acolher a ação do Espírito Santo em nossas vidas, sem preconceitos ou barreiras. Que o Senhor nos abençoe e nos guie em nosso caminho, para que possamos testemunhar o Seu amor e a Sua misericórdia a todos que encontrarmos.
Que Deus esteja conosco em todo tempo e que possamos viver em Sua graça e em Seu amor. Amém.
Deixe um comentário