Liturgia Diária 24/08/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (Is 66,18-21)
Leitura do Livro do Profeta Isaías
Assim diz o Senhor: 18 Eu que conheço suas obras e seus pensamentos, virei para reunir todos os povos e línguas; eles virão e verão minha glória. 19 Porei no meio deles um sinal, e enviarei, dentre os que foram salvos, mensageiros para os povos de Társis, Fut, Lud, Mosoc, Ros, Tubal e Javã, para as terras distantes, e, para aquelas que ainda não ouviram falar em mim e não viram minha glória. Esses enviados anunciarão às nações minha glória, 20 e reconduzirão, de toda parte, até meu santo monte em Jerusalém, como oferenda ao Senhor, irmãos vossos, a cavalo, em carros e liteiras, montados em mulas e dromedários, – diz o Senhor – e como os filhos de Israel, levarão sua oferenda em vasos purificados para a casa do Senhor. 21 Escolherei dentre eles alguns para serem sacerdotes e levitas, diz o Senhor.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 116(117),1.2 (R. Mc 16,15)
– Proclamai o Evangelho a toda criatura!
– Proclamai o Evangelho a toda criatura!
– Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!
– Pois comprovado é seu amor para conosco,  para sempre ele é fiel!

2ª Leitura:

Segunda Leitura (Hb 12,5-7.11-13)
Leitura da Carta aos Hebreus.
Irmãos: 5 Já esquecestes as palavras de encorajamento que vos foram dirigidas como a filhos: “Meu filho, não desprezes a educação do Senhor, não te desanimes quando ele te repreende; 6 pois o Senhor corrige a quem ele ama e castiga a quem aceita como filho”. 7 É para a vossa educação que sofreis, e é como filhos que Deus vos trata. Pois qual é o filho a quem o pai não corrige? 11 No momento mesmo, nenhuma correção parece alegrar, mas causa dor. Depois, porém, produz um fruto de paz e de justiça para aqueles que nela foram exercitados. 12 Portanto, “firmai as mãos cansadas e os joelhos enfraquecidos; 13 acertai os passos dos vossos pés”, para que não se extravie o que é manco, mas antes seja curado.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Evangelho:

Evangelho (Lc 13,22-30)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém chega ao Pai senão por mim.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
Naquele tempo, 22 Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23 Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24 “Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão. 25 Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós, do lado de fora, começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois.’ 26 Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27 Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28 Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29 Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30 E assim há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

Meus irmãos e irmãs em Cristo, que a paz esteja com todos vocês!

Hoje, na liturgia, somos chamados a refletir sobre a importância da divulgação da Palavra de Deus a todos os povos e línguas. Na primeira leitura, o profeta Isaías nos fala sobre a reunião de todas as nações para ver a glória do Senhor. Ele envia mensageiros para anunciar Sua glória aos lugares mais distantes, para que todos tenham a oportunidade de conhecê-Lo e glorificá-Lo.

No Evangelho, Jesus nos adverte sobre a necessidade de fazermos todo esforço possível para entrarmos pela porta estreita que nos leva ao Reino dos Céus. Ele nos lembra que nem todos que dizem Seu nome entrarão no Reino, mas aqueles que praticam a justiça e seguem Seus ensinamentos.

Na segunda leitura, a Carta aos Hebreus nos lembra que a correção do Senhor é um sinal de Seu amor por nós. Assim como um pai corrige seu filho para o seu próprio bem, Deus nos corrige e nos guia pelo caminho da paz e justiça.

Que possamos, portanto, ser mensageiros da Palavra de Deus, levando Sua mensagem de amor e misericórdia a todos que encontrarmos em nosso caminho. Que possamos seguir os passos de Cristo, praticando a justiça e vivendo de acordo com Sua vontade, para que um dia possamos entrar no Reino dos Céus.

Que o Senhor fortaleça as nossas mãos e os nossos joelhos, para que possamos caminhar firmes em Seu caminho, e que Ele cure os nossos corações e nos guie para a vida eterna.

Que a Palavra do Senhor permaneça em nossos corações e nos guie em todos os momentos de nossas vidas. Que assim seja.

Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *