Liturgia Diária 24/03/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (2Rs 5,1-15a)
Leitura do Segundo Livro dos Reis
Naqueles dias, 1 Naamã, general do exército do rei da Síria, era um homem muito estimado e considerado pelo seu senhor, pois foi por meio dele que o Senhor concedeu a vitória aos arameus. Mas esse homem, valente guerreiro, era leproso. 2 Ora, um bando de arameus que tinha saído da Síria, tinha levado cativa uma moça do país de Israel. Ela ficou ao serviço da mulher de Naamã. 3 Disse ela à sua senhora: “Ah, se meu senhor se apresentasse ao profeta que reside em Samaria, sem dúvida, ele o livraria da lepra de que padece!” 4 Naamã foi então informar o seu senhor: “Uma moça do país de Israel disse isto e isto”. 5 Disse-lhe o rei de Aram: “Vai, que eu enviarei uma carta ao rei de Israel”. Naamã partiu, levando consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez mudas de roupa. 6 E entregou ao rei de Israel a carta, que dizia: “Quando receberes esta carta, saberás que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o cures de sua lepra”. 7 O rei de Israel, tendo lido a carta, rasgou suas vestes e disse: “Sou Deus, porventura, que possa dar a morte e a vida, para que este me mande um homem para curá-lo de lepra? Vê-se bem que ele busca pretexto contra mim”. 8 Quando Eliseu, o homem de Deus, soube que o rei de Israel havia rasgado as vestes,mandou dizer-lhe: “Por que rasgaste tuas vestes? Que ele venha a mim, para que saibas que há um profeta em Israel”. 9 Então Naamã chegou com seus cavalos e carros, e parou à porta da casa de Eliseu. 10 Eliseu mandou um mensageiro para lhe dizer: “Vai, lava-te sete vezes no Jordão, e tua carne será curada e ficarás limpo”. 11 Naamã, irritado, foi-se embora, dizendo: “Eu pensava que ele sairia para me receber e que, de pé, invocaria o nome do Senhor, seu Deus, e que tocaria com sua mão o lugar da lepra e me curaria. 12 Será que os rios de Damasco, o Abana e o Farfar, não são melhores do que todas as águas de Israel, para eu me banhar nelas e ficar limpo?” Deu meia-volta e partiu indignado. 13 Mas seus servos aproximaram-se dele e disseram-lhe: “Senhor, se o profeta te mandasse fazer uma coisa difícil, não a terias feito? Quanto mais agora que ele te disse: ‘Lava-te e ficarás limpo’”. 14 Então ele desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado. 15a Em seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel!”- Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 41(42),2.3;Sl 42(43),3.4 (R. 41[42],3)
— Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
— Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: e quando verei a face de Deus?
— Assim como a corça suspira pelas águas correntes,suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!
— A minh’alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo.Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
— Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia;que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada!
— Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!

Evangelho:

Evangelho (Lc 4,24-30)
— Jesus Cristo, sois bendito, sois o ungido de Deus Pai!
— No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga:24 “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25 De fato, eu vos digo:no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26 No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27 E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. 28 Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29 Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até ao alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30 Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia:

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje, somos convidados a refletir sobre as leituras que acabamos de ouvir. Na primeira leitura, somos apresentados a Naamã, um general do exército do rei da Síria, que sofria de lepra. Por meio de uma simples moça cativa, ele descobre a possibilidade de encontrar a cura por meio do profeta Eliseu. Inicialmente resistente, Naamã decide confiar nas palavras do profeta e segue suas instruções, mergulhando sete vezes no rio Jordão. E é através desse simples ato de obediência e fé que Naamã é curado, reconhecendo o poder do Deus de Israel.

No Salmo responsorial, expressamos nosso desejo ardente de Deus, o desejo de contemplar a sua face, de ser guiados por sua luz e verdade. Assim como Naamã buscou a cura e encontrou a purificação, também nós buscamos a presença viva de Deus em nossas vidas.

Já no Evangelho, Jesus é rejeitado em sua própria cidade, Nazaré, pelos seus conterrâneos. Ele os lembra dos profetas Elias e Eliseu, que foram enviados a estrangeiros, não aos israelitas. Essa rejeição nos lembra da importância da abertura de coração e mente para acolher a mensagem de Deus, mesmo que ela venha de fontes inesperadas.

Assim como Naamã e os habitantes de Nazaré, somos desafiados a superar nossas limitações, preconceitos e orgulho, e a abrir-nos à ação transformadora de Deus em nossas vidas. Que possamos, como Naamã, reconhecer e proclamar que não há outro Deus em toda a terra, senão o que está em Israel, e que possamos, como os habitantes de Sarepta e da Sidônia, acolher a mensagem de salvação que nos é anunciada.

Que a Palavra de Deus que acabamos de ouvir penetre em nossos corações e nos conduza à conversão e à verdadeira fé. Que possamos, como Naamã, experimentar a cura e a purificação que vêm do Senhor.

Que o Senhor esteja sempre conosco, nos fortalecendo e nos guiando em nossa caminhada de discípulos fiéis.

Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *