Liturgia Diária 18/12/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (Jr 23,5-8)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
5 “Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei nascer um descendente de Davi; reinará como rei e será sábio, fará valer a justiça e a retidão na terra. 6 Naqueles dias, Judá será salvo e Israel viverá tranquilo; este é o nome com que o chamarão: ‘Senhor, nossa Justiça’. 7 Eis que virão dias, diz o Senhor, em que já não se usará jurar ‘Pela vida do Senhor que tirou os filhos de Israel do Egito’ 8 — mas sim: ‘Pela vida do Senhor que tirou e reconduziu os descendentes da casa de Israel desde o país do norte e todos os outros países, para onde os expulsará; eles então irão habitar em sua terra’”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 71(72),1-2.12-13.18-19 (R. cf. 7)
– Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
– Nos seus dias a justiça florirá e paz em abundância, para sempre.
– Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, vossa justiça ao descendente da realeza! Com justiça ele governe o vosso povo, com equidade ele julgue os vossos pobres.
– Libertará o indigente que suplica, e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. Terá pena do indigente e do infeliz, e a vida dos humildes salvará.
– Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque só ele realiza maravilhas! Bendito seja o seu nome glorioso! Bendito seja eternamente! Amém, amém!

Evangelho:

Evangelho (Mt 1,18-24)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Ó Guia de Israel, que no monte do Sinai orientastes a Moisés, oh, vinde redimir-nos, com braço estendido!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
-Glória a vós, Senhor.
18 A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19 José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20 Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21 Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22 Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23 “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24 Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

Queridos irmãos e irmãs em Cristo,

Hoje, somos convidados a refletir sobre as leituras que acabamos de ouvir. Na primeira leitura, do Livro do Profeta Jeremias, somos lembrados da promessa de um descendente de Davi que virá para governar com justiça e retidão. Esse descendente será chamado de “Senhor, nossa Justiça” e trará salvação e tranquilidade para o povo de Deus. Essas palavras nos enchem de esperança e nos lembram que Deus sempre cumpre suas promessas.

No salmo responsorial, louvamos a justiça e a paz que florescerão nos dias do Rei descendente de Davi. Que ele governe com justiça e equidade, protegendo os pobres e necessitados. Que o Senhor seja bendito para sempre, pois somente Ele realiza maravilhas em nossas vidas.

No Evangelho segundo Mateus, somos apresentados ao nascimento de Jesus Cristo. Maria, grávida pela ação do Espírito Santo, é prometida em casamento a José, que, sendo justo, decide não denunciá-la. Um anjo do Senhor aparece a José em um sonho, revelando que aquele Menino que Maria carrega em seu ventre será chamado de Jesus e salvará seu povo dos pecados. José, obediente à vontade de Deus, aceita Maria como sua esposa e cumpre o plano divino.

Assim, meus irmãos e irmãs, somos convidados a confiar na palavra de Deus e em seu plano de salvação para todos nós. Que possamos acolher Jesus em nossos corações, seguindo o exemplo de José e Maria, e permitindo que Ele nos guie em todos os momentos de nossa vida.

Que a mensagem das leituras de hoje ressoe em nossos corações e nos fortaleça em nossa fé. Que possamos viver de acordo com a vontade de Deus, sempre buscando a justiça, a paz e o amor ao próximo.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde, agora e para sempre. Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *