Liturgia Diária 18/09/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (1Tm 4,12-16)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.
Caríssimo, 12 ninguém te despreze por seres jovem. Pelo contrário, serve de exemplo para os fiéis, na palavra, na conduta, na caridade, na fé, na pureza. 13 Até que eu chegue, dedica-te à leitura, à exortação, ao ensino. 14 Não descuides o dom da graça que tu tens e que te foi dada por indicação da profecia, acompanhada da imposição das mãos do presbitério. 15 Com perseverança, põe estas coisas em prática, para que todos vejam o teu progresso. 16 Cuida de ti mesmo e daquilo que ensinas. Mostra-te perseverante. Assim te salvarás a ti mesmo e também àqueles que te escutam.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 110(111),7-8.9.10 (R. 2a)
– Grandiosas são as obras do Senhor!
– Grandiosas são as obras do Senhor!
– Suas obras são verdade e são justiça, seus preceitos, todos eles, são estáveis, confirmados para sempre e pelos séculos, realizados na verdade e retidão.
– Enviou libertação para o seu povo, confirmou sua Aliança para sempre. Seu nome é santo e é digno de respeito.
– Temer a Deus é o princípio do saber, e é sábio todo aquele que o pratica. Permaneça eternamente o seu louvor.

Evangelho:

Evangelho (Lc 7,36-50)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 36 um fariseu convidou Jesus para uma refeição em sua casa. Jesus entrou na casa do fariseu e pôs-se à mesa. 37 Certa mulher, conhecida na cidade como pecadora, soube que Jesus estava à mesa, na casa do fariseu. Ela trouxe um frasco de alabastro com perfume, 38 e, ficando por detrás, chorava aos pés de Jesus; com as lágrimas começou a banhar-lhe os pés, enxugava-os com os cabelos, cobria-os de beijos e os ungia com o perfume. 39 Vendo isso, o fariseu que o havia convidado ficou pensando: “Se este homem fosse um profeta, saberia que tipo de mulher está tocando nele, pois é uma pecadora”. 40 Jesus disse então ao fariseu: “Simão, tenho uma coisa para te dizer”. Simão respondeu: “Fala, mestre!” 41 “Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentas moedas de prata, o outro cinquenta. 42 Como não tivessem com que pagar, o homem perdoou os dois. Qual deles o amará mais?” 43 Simão respondeu: “Acho que é aquele ao qual perdoou mais”. Jesus lhe disse: “Tu julgaste corretamente”. 44 Então Jesus virou-se para a mulher e disse a Simão: “Estás vendo esta mulher? Quando entrei em tua casa, tu não me ofereceste água para lavar os pés; ela, porém, banhou meus pés com lágrimas e enxugou-os com os cabelos. 45 Tu não me deste o beijo de saudação; ela, porém, desde que entrei, não parou de beijar meus pés. 46 Tu não derramaste óleo na minha cabeça; ela, porém, ungiu meus pés com perfume. Por esta razão, eu te declaro: 47 os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados porque ela mostrou muito amor. Aquele a quem se perdoa pouco mostra pouco amor”. 48 E Jesus disse à mulher: “Teus pecados estão perdoados”. 49 Então, os convidados começaram a pensar: “Quem é este que até perdoa pecados?” 50 Mas Jesus disse à mulher: “Tua fé te salvou. Vai em paz!”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz do Senhor esteja convosco.

Hoje, na liturgia da Palavra, somos convidados a refletir sobre a importância da perseverança e do amor em nossa jornada de fé. Na primeira leitura, ouvimos São Paulo exortar Timóteo a não se deixar desprezar por ser jovem, mas a servir de exemplo para os fiéis em todas as áreas de sua vida. Da mesma forma, somos chamados a dedicar-nos à leitura da Palavra, à exortação e ao ensino, sem descuidar do dom da graça que recebemos de Deus.

No salmo responsorial, louvamos as grandiosas obras do Senhor, que são verdade e justiça, que envia libertação ao seu povo e confirma sua Aliança para sempre. Temer a Deus e praticar sua vontade nos leva à verdadeira sabedoria e ao louvor eterno.

No Evangelho, somos tocados pela bela história da pecadora que, movida por um profundo amor, banha os pés de Jesus com lágrimas, os enxuga com os cabelos e os unge com perfume. O gesto de perdão e amor de Jesus para com ela nos mostra que aquele que é perdoado muito, ama muito. E a fé da mulher a salvou, mostrando-nos que a verdadeira conversão vem do coração arrependido e confiante na misericórdia divina.

Que possamos, como Timóteo, ser exemplos de fé, perseverança e amor em nossas vidas, cuidando de nós mesmos e do que ensinamos, para que todos vejam o nosso progresso na caminhada com Cristo. Que a mensagem do Evangelho nos inspire a perdoar, amar e confiar na infinita misericórdia do Senhor.

Que a Palavra proclamada hoje nos fortaleça e nos conduza ao encontro vivo com Cristo em nossas vidas. Que a paz e a graça de Deus estejam sempre conosco. Amém.

Que Deus abençoe a todos. Graças a Deus.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *