1ª Leitura:
Primeira Leitura (2Cor 5,14-21)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos, 14 o amor de Cristo nos pressiona, pois julgamos que um só morreu por todos, e que, logo, todos morreram. 15 De fato, Cristo morreu por todos, para que os vivos não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Assim, doravante, não conhecemos ninguém conforme a natureza humana. E, se uma vez conhecemos Cristo segundo a carne, agora já não o conhecemos assim. 17 Portanto, se alguém está em Cristo, é uma criatura nova. O mundo velho desapareceu. Tudo agora é novo. 18 E tudo vem de Deus, que, por Cristo, nos reconciliou consigo e nos confiou o ministério da reconciliação. 19 Com efeito, em Cristo, Deus reconciliou o mundo consigo, não imputando aos homens as suas faltas e colocando em nós a palavra da reconciliação. 20 Somos, pois, embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21 Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 102(103),1-2.3-4.8-9.11-12 (R. 8a)
– O Senhor é indulgente, é favorável.
– O Senhor é indulgente, é favorável.
– Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores!
– Pois ele te perdoa toda culpa, e cura toda a tua enfermidade; da sepultura ele salva a tua vida e te cerca de carinho e compaixão.
– O Senhor é indulgente, é favorável, é paciente, é bondoso e compassivo. Não fica sempre repetindo as suas queixas, nem guarda eternamente o seu rancor.
– Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes.
Evangelho:
Evangelho (Mt 5,33-37)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Inclinai meu coração às vossas advertências, e dai-me vossa lei como um presente vantajoso!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 33 “Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. 34 Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. 36 Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. 37 Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão:
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz do Senhor esteja convosco.
Hoje, meditamos sobre as leituras que acabamos de ouvir. Na primeira leitura, São Paulo nos fala sobre o amor de Cristo, que nos pressiona a viver de acordo com os seus ensinamentos. Ele nos lembra que Cristo morreu por todos, para que possamos viver não mais para nós mesmos, mas para Ele, que por nós morreu e ressuscitou. Somos chamados a ser novas criaturas em Cristo, deixando para trás o mundo velho e abraçando a nova vida que vem de Deus.
No Salmo responsorial, louvamos o Senhor por sua indulgência e favorabilidade para conosco. Ele é paciente, bondoso e compassivo, perdoando nossas culpas e cercando-nos com seu amor e compaixão. Que possamos sempre lembrar e agradecer por todos os favores que o Senhor nos concede.
No Evangelho, Jesus nos ensina sobre a importância de sermos verdadeiros em nossas palavras. Ele nos exorta a não jurar de modo algum, mas que o nosso ‘sim’ seja sim, e o nosso ‘não’ seja não. Devemos ser íntegros em nossas ações e palavras, evitando qualquer forma de falsidade e engano, pois tudo aquilo que não é verdadeiro vem do Maligno.
Que possamos refletir sobre estas palavras e buscar viver de acordo com a vontade do Senhor em nossa vida. Que o amor de Cristo nos impulsione a sermos verdadeiros discípulos, testemunhas do seu amor e misericórdia neste mundo.
Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
Deixe um comentário