Liturgia Diária 13/03/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (Est 4,17n.p-r.aa-bb.gg-hh) Leitura do Livro de EsterNaqueles dias, 17n a rainha Ester, temendo o perigo de morte que se aproximava, buscou refúgio no Senhor. 17p Prostrou-se por terra desde a manhã até ao anoitecer, juntamente com suas servas, e disse: 17q “Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacó, tu és bendito. Vem em meu socorro, pois estou só e não tenho outro defensor fora de ti, Senhor, 17r pois eu mesma me expus ao perigo. 17aa Senhor, eu ouvi, dos livros de meus antepassados, que tu libertas, Senhor, até ao fim, todos os que te são caros. 17bb Agora, pois, ajuda-me, a mim que estou sozinha e não tenho mais ninguém senão a ti, Senhor meu Deus. 17gg Vem, pois, em auxílio de minha orfandade. Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca, para que este pereça com todos os seus cúmplices. 17hh E livra-nos da mão de nossos inimigos. Transforma nosso luto em alegria e nossas dores em bem-estar”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 137(138),1-2a.2bc-3.7c-8 (R. 3a)— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor!— Naquele dia em que gritei, vós me escutastes, ó Senhor! — Ó Senhor, de coração eu vos dou graças,porque ouvistes as palavras dos meus lábios!Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me. — Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes;naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma. — estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra.Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!

Evangelho:

Evangelho (Mt 7,7-12) — Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai! — Criai em mim um coração que seja puro,dai-me de novo a alegria de ser salvo!Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.— Glória a vós, Senhor.Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 “Pedi e vos será dado! Procurai e achareis! Batei e a porta vos será aberta! 8 Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra; e a quem bate, a porta será aberta. 9 Quem de vós dá ao filho uma pedra, quando ele pede um pão? 10 Ou lhe dá uma cobra, quando ele pede um peixe? 11 Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai que está nos céus dará coisas boas aos que lhe pedirem! 12 Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia:

Caros irmãos e irmãs, que a paz do Senhor esteja convosco. Hoje, somos chamados a refletir sobre a importância da oração e da confiança no Senhor em nossas vidas, como nos é apresentado na liturgia de hoje.

Na primeira leitura, do Livro de Ester, somos introduzidos à figura corajosa da rainha Ester, que diante do perigo iminente, buscou refúgio no Senhor através da oração. Prostrada por terra, ela reconhece a grandeza e o poder de Deus, pedindo sua ajuda para enfrentar os desafios que se apresentam em sua vida. Em sua súplica, Ester nos ensina a importância de confiar no Senhor em meio às tribulações, buscando Nele o nosso socorro e defensor.

No Salmo responsorial, somos convidados a louvar e render graças ao Senhor pela sua bondade e fidelidade em atender às nossas súplicas. Devemos confiar que, assim como o salmista, o Senhor escuta as nossas orações e vem em nosso auxílio nos momentos de necessidade.

No Evangelho, Jesus nos exorta a pedir, procurar e bater, confiantes de que o Pai nos atenderá com generosidade. Devemos nos aproximar d’Ele com fé e humildade, confiantes de que Ele nos dará aquilo que é bom para nós, conforme a sua vontade.

Que possamos, diariamente, fortalecer nossa relação de confiança e entrega ao Senhor, através da oração e da busca sincera por Sua vontade em nossas vidas. Que saibamos também agir com bondade e justiça para com o próximo, seguindo o mandamento do amor ao próximo como a nós mesmos.

Que o Senhor, em sua infinita misericórdia, atenda às nossas súplicas e nos ensine a viver segundo a sua vontade. Que Ele transforme nossos lutos em alegrias e nossas dores em bem-estar, sempre nos conduzindo no caminho da salvação.

Que assim seja. Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *