1ª Leitura:
Primeira Leitura (2Cor 1,18-22)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios
Irmãos, 18 eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é “sim-e-não”. 19 Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos entre vós, nunca foi “sim-e-não”, mas somente “sim”. 20 Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu “sim” garantido. Por isso também, é por ele que dizemos “amém” a Deus, para a sua glória. 21 É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. 22 Foi ele que nos marcou com o seu selo e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 118(119),129.130.131.132.133.134.135 (R. 135a)
– Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!
– Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!
– Maravilhosos são os vossos testemunhos, eis por que meu coração os observa!
– Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos
– Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.
– Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, como fazeis para os que amam vosso nome!
– Conforme a vossa lei firmai meus passos, para que não domine em mim a iniquidade
– Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos!
– Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos!
Evangelho:
Evangelho (Mt 5,13-16)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13 “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14 Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15 Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa. 16 Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão:
Caros irmãos e irmãs em Cristo,
Que a paz esteja convosco neste dia em que nos reunimos para meditar e refletir sobre a Palavra do Senhor.
Na primeira leitura, somos lembrados da fidelidade de Deus. São Paulo nos recorda que as promessas de Deus sempre se cumprem, pois em Cristo toda a promessa de Deus recebe seu “sim” garantido. É por meio de Jesus Cristo que podemos dizer “amém” a Deus, para a Sua glória. Deus nos confirma em nossa adesão a Cristo, nos ungiu e nos marcou com Seu selo, manifestando Seu Espírito em nossos corações. Que possamos sempre confiar na fidelidade do Senhor, pois Ele nunca falha em Suas promessas.
No Salmo responsorial, somos convidados a pedir ao Senhor que faça brilhar Seu semblante sobre nós. Que a Sua palavra ilumine nossos corações e nos dê sabedoria para seguir Seus mandamentos. Que Ele nos liberte da opressão e da calúnia, para que possamos observar os Seus preceitos e louvá-Lo em todas as circunstâncias de nossa vida.
No Evangelho, Jesus nos chama a ser sal da terra e luz do mundo. Somos chamados a dar sabor à vida daqueles que nos rodeiam, a iluminar com nossas boas obras e a dar glória ao Pai celeste. Que a nossa luz brilhe diante dos homens, para que eles vejam as nossas boas obras e louvem o nosso Pai que está nos céus.
Que possamos, assim, viver conforme a vontade de Deus, sendo fiéis à Sua Palavra e testemunhando o Seu amor a todos que encontramos em nosso caminho.
Que o Senhor nos abençoe e nos guarde. Amém.
Palavra do Senhor. Graças a Deus.
Deixe um comentário