1ª Leitura:
Primeira Leitura (Gn 3,9-15.20)
Leitura do Livro do Gênesis
O Senhor Deus chamou Adão, dizendo: “Onde estás?” 10 E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”. 11 Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?” 12 Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”. 13 Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”. 14 Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais domésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida! 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. 20 E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4 (R. 1a)
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios!
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
2ª Leitura:
Segunda Leitura (Ef 1,3-6.11-12)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios
Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu. 4 Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor. 5 Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão da sua vontade, 6 para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado. 11 Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12 a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram a sua esperança em Cristo.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Evangelho:
Evangelho (Lc 1,26-38)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 26 no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28 O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29 Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30 O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34 Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35 O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37 porque para Deus nada é impossível”. 38 Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia:
Meus irmãos e irmãs, que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam convosco.
Na liturgia de hoje, somos lembrados das promessas do Senhor para o seu povo. Na primeira leitura, ouvimos as palavras do profeta Isaías, anunciando a restauração e a abundância que virão para aqueles que confiam no Senhor. Ele promete enviar a chuva e o fruto da terra será abundante. O Senhor curará a ferida do seu povo e fará sarar a sua chaga.
No Evangelho, vemos Jesus percorrendo cidades e povoados, ensinando, pregando e curando. Ele se compadece das multidões, pois estavam cansadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus chama os seus discípulos e dá-lhes poder para expulsar os espíritos maus e curar todo tipo de doença e enfermidade. Ele envia-os para anunciar que o Reino dos Céus está próximo, para curar os doentes, ressuscitar os mortos, purificar os leprosos e expulsar os demônios.
Assim como os discípulos foram enviados por Jesus, também nós somos chamados a levar a mensagem do Evangelho a todos os que encontramos em nosso caminho. Devemos agir com compaixão, assim como Jesus fez, e levar a cura e o amor de Cristo a todos os que estão necessitados.
Que possamos viver de acordo com as palavras do Evangelho, dando de graça aquilo que gratuitamente recebemos de Deus. Que o Senhor nos ajude a sermos trabalhadores em sua colheita, levando a luz do Evangelho a todos os lugares em que formos enviados.
Que o Senhor abençoe a todos nós e nos dê a graça de sermos verdadeiros discípulos missionários, levando a Boa Nova a todos os corações sedentos de amor e esperança. Amém.
Que a paz de Cristo esteja convosco. Amém.
Deixe um comentário