Liturgia Diária 06/07/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (Is 66,10-14)
Leitura do Livro do Profeta Isaías
10 Alegrai-vos com Jerusalém e exultai com ela todos vós que a amais; tomai parte em seu júbilo, todos vós que choráveis por ela, 11 para poderdes sugar e saciar-vos ao seio de sua consolação, e aleitar-vos e deliciar-vos aos úberes de sua glória. 12 Isto diz o Senhor: “Eis que farei correr para ela a paz como um rio e a glória das nações como torrente transbordante. Sereis amamentados, carregados ao colo e acariciados sobre os joelhos. 13 Como uma mãe que acaricia o filho, assim eu vos consolarei; e sereis consolados em Jerusalém. 14c Tudo isso haveis de ver e o vosso coração exultará, e o vosso vigor se renovará como a relva do campo. A mão do Senhor se manifestará em favor de seus servos”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 65(66),1-3a.4-5.6-7a.16.20 (R. 1)
– Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
– Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
– Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, cantai salmos a seu nome glorioso, dai a Deus a mais sublime louvação! Dizei a Deus: “Como são grandes vossas obras!
– Toda a terra vos adore com respeito e proclame o louvor de vosso nome!” Vinde ver todas as obras do Senhor: seus prodígios estupendos entre os homens!
– O mar ele mudou em terra firme, e passaram pelo rio a pé enxuto. Exultemos de alegria no Senhor! Ele domina para sempre com poder!
– Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! Bendito seja o Senhor Deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

2ª Leitura:

Segunda Leitura (Gl 6,14-18)
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas
Irmãos: 14 Quanto a mim, que eu me glorie somente da cruz do Senhor nosso, Jesus Cristo. Por ele, o mundo está crucificado para mim, como eu estou crucificado para o mundo. 15 Pois nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor; o que conta é a criação nova. 16 E para todos os que seguirem esta norma, como para o Israel de Deus, paz e misericórdia. 17 Doravante, que ninguém me moleste, pois eu trago em meu corpo as marcas de Jesus. 18 Irmãos, a graça do Senhor nosso, Jesus Cristo, esteja convosco. Amém!

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Evangelho:

Evangelho (Lc 10,1-12.17-20)
 — Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— A paz de Cristo reine em vossos corações; ricamente habite em vós sua palavra!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’. 10 Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei: 11 ‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós’. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo! 12 Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”. 17 Os setenta e dois voltaram muito contentes, dizendo: “Senhor, até os demônios nos obedeceram por causa do teu nome”. 18 Jesus respondeu: “Eu vi Satanás cair do céu, como um relâmpago. 19 Eu vos dei o poder de pisar em cima de cobras e escorpiões e sobre toda a força do inimigo. E nada vos poderá fazer mal. 20 Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem. Antes, ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

Queridos irmãos e irmãs, que a paz do Senhor esteja com todos vocês.

Hoje, somos convidados a refletir sobre as leituras que acabamos de ouvir. Na primeira leitura, o profeta Isaías nos fala sobre a alegria de Jerusalém, a consolação que virá do Senhor e a renovação que ele proporcionará a seu povo. Deus promete trazer paz e glória para seus servos, cuidando deles como uma mãe cuida de seu filho.

No salmo responsorial, somos convidados a aclamar o Senhor Deus com todo o nosso ser, reconhecendo sua grandiosidade e poder. Devemos louvar e adorar o nome do Senhor, pois ele faz maravilhas entre os homens e escuta nossas orações com amor.

No Evangelho, Jesus envia seus discípulos em missão, pedindo-lhes que levem a paz a todas as casas por onde passarem. Eles são instruídos a proclamar a chegada do Reino de Deus e a curar os doentes, confiando na proteção divina. Ao retornarem, os discípulos se alegram porque até os demônios lhes obedeceram, mas Jesus lhes lembra que a verdadeira razão de se alegrar é por terem seus nomes escritos no céu.

Na segunda leitura, São Paulo nos lembra da importância da cruz de Cristo e da criação nova que ela nos proporciona. Devemos nos gloriar na cruz do Senhor e viver de acordo com os ensinamentos de Cristo, buscando a paz e a misericórdia em nossas vidas.

Assim, meus irmãos e irmãs, que possamos refletir sobre estas palavras e buscar viver de acordo com a vontade de Deus em nossas vidas. Que a graça do Senhor esteja sempre conosco, nos fortalecendo e guiando em nosso caminho de fé. Que possamos ser testemunhas do amor e da paz de Cristo em nosso mundo. Amém. – Palavra do Senhor. – Graças a Deus.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *