Liturgia Diária 06/03/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (Dt 30,15-20)
Leitura do Livro do Deuteronômio
Moisés falou ao povo dizendo: 15 “Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16 Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar para possuí-la. 17 Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18 eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la. 19 Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20 amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais, Abraão, Isaac e Jacó”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Sl 39,5a)
– É feliz quem a Deus se confia!
– É feliz quem a Deus se confia!
– Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados nem junto aos zombadores vai sentar-se, mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
– Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
– Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho:

Evangelho (Lc 9,22-25)
— Glória a vós, Senhor Jesus, primogênito dentre os mortos!
— Convertei-vos, nos diz o Senhor, está próximo o Reino de Deus!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 22 “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. 23 Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia, e siga-me. 24 Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará. 25 Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro se se perde e se destrói a si mesmo?”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia:

Meus irmãos e irmãs em Cristo, que a paz e a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam convosco.

Hoje, somos convidados a refletir sobre a importância de escolher o caminho da vida, da bênção e da obediência a Deus. Na primeira leitura, Moisés fala ao povo, apresentando-lhes a escolha entre a vida e a morte, entre a obediência e a desobediência aos mandamentos do Senhor. Ele nos lembra que a felicidade verdadeira está em amar a Deus, seguir seus caminhos e guardar suas leis.

Assim como os israelitas, também nós somos chamados a escolher a vida, a buscar a Deus em todas as nossas ações e decisões. O Salmo responsorial nos lembra da felicidade daqueles que confiam em Deus e meditam em sua lei. É esse caminho que nos leva à verdadeira prosperidade e realização, longe dos conselhos dos perversos e dos caminhos dos malvados.

No Evangelho, Jesus revela aos seus discípulos o mistério de sua Paixão, Morte e Ressurreição. Ele nos ensina que seguir a Cristo significa renunciar a si mesmo, tomar a cruz e segui-Lo. Pois, como Ele mesmo nos diz, de que adianta ganhar todo o mundo se perdemos nossa própria alma?

Que possamos, neste dia, escolher o caminho da vida, seguindo a Jesus Cristo, nosso Salvador. Que a Palavra de Deus que hoje ecoa em nossos corações nos inspire a viver em sua graça e a buscar sempre a vontade do Pai.

Que o Senhor, que nos propõe a vida e a morte, nos conceda a graça de escolher sempre o caminho da verdade e do amor.

Que assim seja. Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *