Liturgia Diária 05/09/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (Cl 1,15-20)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
15 Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16 pois por causa dele, foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18 Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o Princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19 porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude 20 e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz. Palavra do Senhor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 99(100),2.3.4.5 (R. 2c)
– Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
– Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
– Aclamai o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!.
– Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,  Ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos seu povo e seu rebanho.
– Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!
– Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

Evangelho:

Evangelho (Lc 5,33-39)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 33 os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34 Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35 Mas dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”. 36 Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37 Ninguém coloca vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38 Vinho novo deve ser colocado em odres novos. 39 E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz esteja convosco!

Hoje, na liturgia da Palavra, somos convidados a refletir sobre o mistério da pessoa de Cristo e o seu papel na criação e na redenção da humanidade. Na primeira leitura, extraída da Carta de São Paulo aos Colossenses, somos lembrados de que Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação. Por meio dele, todas as coisas foram criadas no céu e na terra, visíveis e invisíveis. Ele é a Cabeça da Igreja, o Princípio e o Primogênito dentre os mortos. Foi por meio dele que Deus reconciliou consigo todas as coisas, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

No Salmo Responsorial, somos convidados a aclamar o Senhor com alegria, reconhecendo sua bondade e fidelidade eternas para conosco. Devemos entrar em sua presença com gratidão e louvor, pois somos seu povo e seu rebanho.

No Evangelho segundo Lucas, vemos Jesus respondendo aos fariseus e mestres da Lei que questionavam seus discípulos por não jejuarem. Jesus utiliza parábolas para ilustrar que o tempo da graça e da salvação está presente com a sua vinda, e que é necessário acolher a novidade que ele traz, como o vinho novo em odres novos.

Assim, somos chamados a acolher o Senhor em nossas vidas com alegria e gratidão, reconhecendo a sua presença e a sua ação salvífica em nós. Que possamos viver em conformidade com a sua vontade, buscando sempre a renovação e a conversão do nosso coração.

Que a Palavra do Senhor hoje proclamada nos impulsione a seguir a Cristo com fidelidade e alegria, testemunhando o seu amor e sua misericórdia a todos os que encontrarmos em nosso caminho.

Que Deus nos abençoe e nos guarde, agora e sempre. Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *