Liturgia Diária 04/09/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (Cl 1,9-14)
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
Irmãos, 9 desde que recebemos essas notícias, não deixamos de rezar insistentemente por vós, para que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e com o discernimento da luz do Espírito. 10 Pois deveis levar uma vida digna do Senhor, para lhe serdes agradáveis em tudo. Deveis produzir frutos em toda boa obra e crescer no conhecimento de Deus, 11 animados de muita força, pelo poder de sua glória, de muita paciência e constância. 12 Com alegria dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. 13 Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, 14 por quem temos a redenção, o perdão dos pecados. Palavra do Senhor.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 97(98),2-3ab.3cd-4.5-6 (R. 2a)
– O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.
– O Senhor fez conhecer seu poder salvador, perante as nações.
– O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça;  recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
– Os confins do universo contemplaram  a salvação do nosso Deus.  Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,  alegrai-vos e exultai!
– Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

Evangelho:

Evangelho (Lc 5,1-11)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Vinde após mim, disse o Senhor, e eu ensinarei a pescar gente.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
Naquele tempo, 1 Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2 Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3 Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. 4 Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5 Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6 Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7 Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. 8 Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9 É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10 Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11 Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

Caríssimos irmãos e irmãs, que a graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo estejam convosco.

Nesta liturgia, somos convidados a refletir sobre a vontade de Deus em nossas vidas, conforme a leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses. Paulo nos exorta a conhecer plenamente a vontade de Deus, a viver de forma digna do Senhor, produzindo frutos em obras boas e crescendo no conhecimento de Deus. Ele nos lembra da redenção e do perdão dos pecados que recebemos através do Filho Amado de Deus.

No Salmo responsorial, louvamos o Senhor por sua salvação e por seu poder salvador, que se manifesta perante todas as nações. Cantemos salmos ao Senhor, pois Ele fez conhecido o seu amor e sua justiça, dignos de toda aclamação e exultação.

No Evangelho segundo São Lucas, somos apresentados ao chamado de Jesus aos primeiros discípulos, os pescadores Simão Pedro, Tiago e João. Jesus os convida a segui-Lo e a se tornarem pescadores de homens. Os discípulos, ainda surpresos com a pesca milagrosa, deixam tudo para seguir Jesus.

Assim, somos chamados a deixar tudo e seguir a Jesus, a nos lançarmos na profundidade de sua palavra e a nos tornarmos pescadores do Reino de Deus. Que, como Simão Pedro, possamos reconhecer nossa pequenez diante da grandeza de Deus e, com coragem e confiança, seguir os passos do Mestre.

Que esta liturgia nos inspire a vivermos de acordo com a vontade de Deus, a louvar e agradecer pela salvação que nos é oferecida e a nos lançarmos na missão de anunciar o Reino a todos os povos. Que o Senhor nos guie e nos fortaleça em nossa caminhada de fé.

Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *