Liturgia Diária 02/05/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (At 5,34-42)
Leitura dos Atos dos Apóstolos
Naqueles dias, 34 Um fariseu, chamado Gamaliel, levantou-se no Sinédrio. Era mestre da Lei e todo o povo o estimava. Gamaliel mandou que os acusados saíssem por um instante. 35 Depois disse: “Homens de Israel, vede bem o que estais para fazer contra esses homens. 36 Algum tempo atrás apareceu Teudas, que se fazia passar por uma pessoa importante, e a ele se juntaram cerca de quatrocentos homens. Depois ele foi morto e todos os que o seguiam debandaram, e nada restou. 37 Depois dele, no tempo do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que arrastou o povo atrás de si. Contudo, também ele morreu e todos os seus seguidores se dispersaram. 38 Quanto ao que está acontecendo agora, dou-vos um conselho: não vos preocupeis com esses homens e deixai-os ir embora. Porque, se este projeto ou esta atividade é de origem humana será destruído. 39 Mas, se vem de Deus, vós não conseguireis eliminá-los. Cuidado para não vos pordes em luta contra Deus!” E os membros do Sinédrio aceitaram o parecer de Gamaliel. 40 Chamaram então os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem em nome de Jesus, e depois os soltaram. 41 Os apóstolos saíram do Conselho, muito contentes, por terem sido considerados dignos de injúrias, por causa do nome de Jesus. 42 E cada dia, no Templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 26(27),1.4.13-14 (R. cf. 4ab)
— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa:habitar no santuário do Senhor.
— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa:habitar no santuário do Senhor.
— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
— Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.
— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho:

Evangelho (Jo 6,1-15)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
—O homem não vive somente de pão, mas de toda palavra da boca de Deus.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2 Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3 Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com os seus discípulos. 4 Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus. 5 Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6 Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7 Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”. 8 Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9 “Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10 Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. 11 Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12 Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” 13 Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14 Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15 Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte. — Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

Caros irmãos e irmãs em Cristo, que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre convosco. Hoje, a liturgia nos traz duas passagens das Sagradas Escrituras que nos convidam a refletir sobre a confiança em Deus e a providência divina.

Na primeira leitura, extraída dos Atos dos Apóstolos, somos apresentados a Gamaliel, um mestre da Lei respeitado pelo povo. Ele aconselha o Sinédrio a não se opor aos apóstolos, pois se a obra deles vem de Deus, ninguém poderá detê-los. Gamaliel reconhece a ação de Deus na história e nos convida a confiar plenamente em Sua vontade, pois Ele é o único que pode nos guiar e proteger.

Já no Evangelho, vemos o relato da multiplicação dos pães e dos peixes realizado por Jesus. Diante de uma multidão faminta, Jesus mostra Sua compaixão e poder divino, alimentando todos com apenas cinco pães e dois peixes. Este milagre nos recorda que, assim como cuidou das necessidades materiais daquelas pessoas, Ele também cuida de todas as nossas necessidades, sejam elas físicas, espirituais ou emocionais.

Portanto, queridos irmãos e irmãs, que possamos aprender com Gamaliel a confiar na providência divina e com Jesus a compartilhar o que temos com os que estão ao nosso redor. Que possamos seguir o exemplo dos apóstolos, que mesmo diante das dificuldades e perseguições, continuaram a ensinar e anunciar o Evangelho com alegria e coragem.

Que o Senhor, que nos fortalece e nos guia em nossa caminhada, esteja sempre conosco, nos capacitando a vivermos segundo Sua vontade e a sermos testemunhas do Seu amor e da Sua misericórdia para com todos. Que assim seja. Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *