Liturgia Diária 13/11/2024

1ª Leitura:

Primeira Leitura (Tt 3,1-7)
Início da Carta de São Paulo a Tito
Caríssimo, 1 admoesta a todos que vivam submissos aos príncipes e às autoridades, que lhes obedeçam e estejam prontos para qualquer boa obra. 2 Não injuriem a ninguém, sejam pacíficos, afáveis e deem provas de mansidão para com todos os homens. 3 Porque nós outrora éramos insensatos, rebeldes, extraviados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo na maldade e na inveja, dignos de ódio e odiando uns aos outros. 4 Mas um dia manifestou-se a bondade de Deus, nosso Salvador, e o seu amor pelos homens: 5 Ele salvou-nos não por causa dos atos de justiça que tivéssemos praticado, mas por sua misericórdia; quando renascemos e fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, 6 que ele derramou abundantemente sobre nós por meio de nosso Salvador Jesus Cristo. 7 Justificados, assim, pela sua graça, nos tornamos na esperança herdeiros da vida eterna.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 22 (23),1-3a.3b-4.5.6 (R. 1)
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
— Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome. Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei. Estais comigo com bastão e com cajado, eles me dão a segurança!
— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Evangelho:

Evangelho (Lc 17,11-19)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus para convosco, em Cristo, o Senhor.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12 Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, 13 e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14 Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15 Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16 atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17 Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outro nove, onde estão? 18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19 E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia:

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz do Senhor esteja convosco.

Hoje, somos convidados a refletir sobre a importância da submissão às autoridades, da prática da bondade e da gratidão em nossas vidas, conforme nos é revelado nas leituras deste dia.

Na primeira leitura, São Paulo exorta a vivermos em submissão às autoridades e a praticarmos boas obras, evitando injúrias, sendo pacíficos, afáveis e demonstrando mansidão para com todos. Ele nos lembra que, outrora, éramos escravos de nossas paixões, vivendo na maldade e na inveja, mas pela misericórdia de Deus fomos renovados no batismo pelo Espírito Santo, tornando-nos herdeiros da vida eterna.

No salmo responsorial, somos recordados de que o Senhor é nosso pastor, que nos conduz e nos dá tudo aquilo de que precisamos. Mesmo nos momentos mais difíceis, Ele está conosco, nos protegendo e nos fortalecendo.

No Evangelho, Jesus nos apresenta a história dos dez leprosos, dos quais somente um, um samaritano, voltou para agradecer e glorificar a Deus após ter sido curado. Jesus destaca a importância da gratidão e da fé, mostrando que a cura vai além do aspecto físico, ela nos traz salvação.

Assim, que possamos, diariamente, submeter-nos às autoridades com respeito, praticar a bondade e a mansidão, ser gratos pelas bênçãos recebidas e ter uma fé que nos salva. Que o Senhor, nosso bom Pastor, nos guie sempre em nossos caminhos e nos ajude a ser testemunhas vivas do Seu amor e da Sua misericórdia.

Que a Palavra do Senhor permaneça em nossos corações e nos guie em nosso dia a dia. Que assim seja. Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *