1ª Leitura:
Primeira Leitura (Is 41,13-20)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
13 Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tomo pela mão e te digo: “Não temas; eu te ajudarei”. 14 Não tenhas medo, Jacó, pobre verme, não temais, homens de Israel. Eu vos ajudarei, diz o Senhor e Salvador, o Santo de Israel. 15 Eis que te transformei num carro novo de triturar, guarnecido de dentes de serra. Hás de triturar e despedaçar os montes, e reduzirás as colinas a poeira. 16 Ao expô-los ao vento, o vento os levará e o temporal os dispersará; exultarás no Senhor e te alegrarás no Santo de Israel. 17 Pobres e necessitados procuram água, mas não há, estão com a língua seca de sede. Eu, o Senhor, os atenderei, eu, Deus de Israel, não os abandonarei. 18 Farei nascer rios nas colinas escalvadas e fontes no meio dos vales; transformarei o deserto em lagos e a terra seca em nascentes d’água. 19 Plantarei no deserto o cedro, a acácia e a murta e a oliveira; crescerão no ermo o pinheiro, o olmo e o cipreste juntamente, 20 para que os homens vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez essas coisas e o Santo de Israel tudo criou.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 144(145),1.9.10-11.12-13ab (R. 8)
– Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão.
– Misericórdia e piedade é o Senhor! Ele é amor, é paciência, é compaixão.
– Ó meu Deus, quero exaltar-os, ó meu Rei, e bendizer o vosso nome pelos séculos. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.
– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
– Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
Evangelho:
Evangelho (Mt 11,11-15)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Que os céus, lá do alto, derramem o orvalho, que chova das nuvens o Justo esperado, que a terra se abra e germine o Senhor!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11 Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. 12 Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam. 13 Com efeito, todos os profetas e a Lei profetizaram até João. 14 E se quereis aceitar, ele é o Elias que há de vir. 15 Quem tem ouvidos, ouça”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão:
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz do Senhor esteja convosco!
Hoje, somos convidados a refletir sobre a Palavra de Deus, que nos mostra sua fidelidade e amor infinito por nós, seus filhos. Na primeira leitura, o profeta Isaías nos lembra que o Senhor está sempre ao nosso lado, pronto para nos ajudar e nos fortalecer. Ele nos assegura que não precisamos temer, pois Ele é o nosso Deus que cuida de nós em todos os momentos.
O Salmo responsorial nos convida a louvar e bendizer o nome do Senhor, reconhecendo sua misericórdia e bondade para conosco. Deus é amor, é paciência e compaixão, e devemos exaltar suas obras maravilhosas em nossas vidas.
No Evangelho, Jesus nos fala sobre a grandeza de João Batista, o precursor do Messias. Ele nos lembra que, no Reino dos Céus, a humildade e a simplicidade são valores fundamentais, e que devemos acolher a mensagem do Evangelho com corações abertos e ouvidos atentos.
Que possamos, assim como os profetas e santos que nos precederam, aceitar a vontade de Deus em nossas vidas e buscar sempre viver de acordo com seus ensinamentos. Que o exemplo de João Batista nos inspire a sermos testemunhas fiéis do Evangelho em nosso tempo, anunciando com alegria a mensagem de salvação a todos que encontrarmos em nosso caminho.
Que a mão do Senhor continue agindo em nossas vidas, transformando o deserto em fontes de água viva e fazendo florescer em nós os frutos do Espírito Santo. Que Deus nos conceda a graça de sermos instrumentos de sua paz e amor neste mundo tão necessitado de esperança e alegria.
Que a Palavra do Senhor permaneça viva em nossos corações e nos guie em todos os nossos passos. Que possamos ser verdadeiros discípulos de Cristo, levando a luz do Evangelho a todos os que encontrarmos.
Que assim seja. Amém.

Deixe um comentário