1ª Leitura:
Primeira Leitura (2Tm 4,10-17b)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.
Caríssimo: 10 Demas me abandonou por amor deste mundo, e foi para Tessalônica. Crescente foi para a Galácia, Tito para a Dalmácia. 11 Só Lucas está comigo. Toma contigo Marcos e traze-o, porque me é útil para o ministério. 12 Mandei Tíquico a Éfeso. 13 Quando vieres, traze contigo a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 14 Alexandre, o ferreiro, tem-me causado muito dano; o Senhor lhe pagará segundo as suas obras! 15 Evita-o também tu, pois ele fez forte oposição às nossas palavras. 16 Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17 Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças, ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 144(145),10-11,12-13ab,17-18 (R. 12a)
– Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
– Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
– Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!.
– Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
– É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.
Evangelho:
Evangelho (Lc 10,1-9)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia
– Eu vos designei para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, assim disse o Senhor.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
-Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1 o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2 E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3 Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4 Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5 Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6 Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7 Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8 Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9 curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’ “.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão:
Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo,
Hoje, na liturgia da Palavra, somos convidados a refletir sobre a importância da fidelidade e da missão. Na primeira leitura, extraída da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo, vemos como o apóstolo menciona aqueles que o abandonaram, como Demas, que preferiu os prazeres deste mundo, enquanto outros como Lucas permaneceram ao seu lado.
Paulo nos lembra da importância de termos pessoas ao nosso lado que nos auxiliem no ministério, como Marcos, a quem ele pede para ser trazido. Ele também nos alerta sobre aqueles que podem nos causar danos espirituais, como no caso de Alexandre, o ferreiro, a quem ele pede para ser evitado.
No Evangelho segundo Lucas, vemos Jesus enviando setenta e dois discípulos para anunciar o Reino de Deus. Ele fala da grandeza da missão e da necessidade de trabalhadores para a colheita. Jesus os envia como cordeiros no meio de lobos, desprovidos de bens materiais, para anunciar a paz e a proximidade do Reino.
Assim, somos chamados a seguir o exemplo de fidelidade de São Paulo e de coragem e confiança dos discípulos enviados por Jesus. Que este exemplo nos inspire a permanecermos firmes na fé e a anunciarmos o Reino de Deus a todos que encontrarmos em nosso caminho.
Que possamos, como eles, confiar no Senhor que nos dá forças, nos acompanha e nos capacita a anunciar a Boa Nova a todas as nações.
Que Deus abençoe a todos nós. Amém.

Deixe um comentário