Liturgia Diária 26/09/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (Ag 1,15b-2,9)
Leitura da Profecia de Ageu.
1,15b No segundo ano do reinado de Dario, 2,1 no dia vinte e um do sétimo mês, fez-se ouvir a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu: 2 “Vai dizer a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote, e ao resto do povo: 3 Há dentre vós algum sobrevivente que tenha visto esta casa em seu primitivo esplendor? E como a vedes agora? Não parece aos vossos olhos uma sombra do que era? 4 Mas agora, toma coragem, Zorobabel, diz o Senhor, coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote; coragem, povo todo desta terra, diz o Senhor dos exércitos; ponde mãos à obra, pois eu estou convosco, diz o Senhor dos exércitos. 5 Eu assumi um compromisso convosco, quando saístes do Egito, e meu espírito permaneceu no meio de vós: não temais. 6 Isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda um momento, e eu hei de mover o céu e a terra, o mar e a terra firme. 7 Sacudirei todos os povos, e começarão a chegar tesouros de todas as nações, hei de encher de esplendor esta casa, diz o Senhor dos exércitos. 8 Pertence-me a prata, pertence-me o ouro, diz o Senhor dos exércitos. 9 O esplendor desta nova casa será maior que o da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e, neste lugar, estabelecerei a paz, diz o Senhor dos exércitos”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 42(43),1.2.3.4. (R. cf. 5bc)
– Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus Salvador!
– Espera em Deus! Louvarei novamente o meu Deus Salvador!
– Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me contra a gente impiedosa; do homem perverso e mentiroso libertai-me, ó Senhor!
– Sois vós o meu Deus e meu refúgio:  por que me afastais? Por que ando tão triste e abatido pela opressão do inimigo?
– Enviai vossa luz, vossa verdade: elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, até a vossa morada!
– Então irei aos altares do Senhor, Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, meu Senhor e meu Deus!

Evangelho:

Evangelho (Lc 9,18-22)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Veio o filho do homem, a fim de servir e dar sua vida em resgate por muitos.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Aconteceu que Jesus 18 estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” 19 Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”. 20 Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. 21 Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. 22 E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz do Senhor esteja convosco.

Hoje, somos convidados a refletir sobre as leituras que acabamos de ouvir. Na primeira leitura, o profeta Ageu fala ao povo, exortando-os a tomarem coragem diante das dificuldades. Ele lembra que o Senhor está com eles e que o esplendor da nova casa será ainda maior do que o da primeira. Essa mensagem nos recorda que, mesmo diante dos desafios da vida, podemos confiar na providência e na fidelidade de Deus.

No salmo responsorial, somos convidados a esperar em Deus, louvando-O e confiando em Sua justiça. Mesmo nos momentos de adversidade, devemos manter nossa fé e esperança no Senhor, que é nosso refúgio e nossa luz.

No Evangelho, vemos Jesus questionando Seus discípulos sobre quem eles acham que Ele é. Pedro, inspirado pelo Espírito Santo, confessa que Jesus é o Cristo de Deus. Jesus então revela aos discípulos que Ele deve sofrer, ser rejeitado e morto, mas que ressuscitará ao terceiro dia. Esta passagem nos mostra o sacrifício redentor de Cristo e nos convida a segui-Lo com coragem e fé, mesmo nos momentos de provação.

Assim, meus irmãos e irmãs, que possamos acolher a Palavra de Deus em nossos corações e colocá-la em prática em nossa vida diária. Que tenhamos a coragem de enfrentar os desafios, a confiança na providência divina e a fé na salvação que nos é oferecida por Cristo. Que o Senhor nos abençoe e nos guarde, agora e sempre. Amém.

Palavra do Senhor. Graças a Deus.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *