1ª Leitura:
Primeira Leitura (Ag 1,1-8)
Início da Profecia de Ageu.
1 No segundo ano do reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia, foi dirigida a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote: 2 “Isto diz o Senhor dos exércitos: Este povo diz: ‘Ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor’”. 3 A palavra do Senhor foi assim dirigida, por intermédio do profeta Ageu: 4 “Acaso para vós é tempo de morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa está em ruínas? 5 Isto diz, agora, o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a conjuntura que estais passando: 6 tendes semeado muito, e colhido pouco; tendes-vos alimentado, e não vos sentis satisfeitos, bebeis e não vos embriagais; estais vestidos, e não vos aqueceis; quem trabalha por salário, guarda-o em saco roto. 7 Isto diz o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a difícil conjuntura que estais passando: 8 mas subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; ela me será aceitável, nela me glorificarei, diz o Senhor”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 149,1-2.3-4.5-6a e 9b (R. 4a)
– O Senhor ama seu povo de verdade.
– O Senhor ama seu povo de verdade.
– Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em Quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!
– Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.
– Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos; com louvores do Senhor em sua boca; eis a glória para todos os seus santos.
Evangelho:
Evangelho (Lc 9,7-9)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Sou o Caminho, a Verdade e a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 7 o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8 Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9 Então Herodes disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Reflexão:
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz do Senhor esteja sempre convosco.
Neste dia, somos convidados a refletir sobre as leituras que acabamos de ouvir. Na primeira leitura, vemos o profeta Ageu exortando o povo de Judá a reconstruir a casa do Senhor. O povo estava preocupado com suas próprias casas e necessidades, esquecendo-se da importância de dar honra e glória a Deus. O Senhor nos lembra que devemos colocá-Lo em primeiro lugar em nossas vidas, pois Ele é quem nos sustenta e nos dá todas as bênçãos.
No salmo responsorial, somos convidados a cantar um canto novo ao Senhor, pois Ele ama verdadeiramente seu povo e coroa com vitória os humildes. Que possamos sempre louvar e bendizer o nome do Senhor, reconhecendo Sua grandeza e amor por nós.
No Evangelho, vemos a perplexidade de Herodes diante das notícias sobre Jesus. Ele se questiona quem é este homem, cujas obras e palavras são tão poderosas. Herodes, mesmo com sua autoridade terrena, sente-se incomodado diante da presença do Senhor. Que possamos também buscar a Jesus, assim como Herodes procurava vê-Lo, e reconhecer Sua grandeza e poder em nossas vidas.
Que as leituras de hoje nos recordem da importância de colocar Deus no centro de nossas vidas, de louvar Seu nome com alegria e de buscar sempre estar mais próximos Dele. Que Ele nos ajude a reconstruir nossa casa espiritual, edificando-a com amor e devoção.
Que possamos, assim, crescer na fé e no amor a Deus e ao próximo, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo, o Caminho, a Verdade e a Vida. Amém.

Deixe um comentário