Liturgia Diária 13/09/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (1Tm 1,15-17)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.
Caríssimo, 15 segura e digna de ser acolhida por todos é esta palavra: Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. E eu sou o primeiro deles! 16 Por isso encontrei misericórdia, para que em mim, como primeiro, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza de seu coração; ele fez de mim um modelo de todos os que crerem nele para alcançar a vida eterna. 17 Ao Rei dos séculos, ao único Deus, imortal e invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 112(113),1-2.3-4.5a e 6-7 (R. 2)
– Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!
– Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!
– Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
– Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus.
– Quem pode comparar-se ao nosso Deus, que se inclina para olhar o céu e a terra? Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho.

Evangelho:

Evangelho (Lc 6,43-49)
– Aleluia, Aleluia, Aleluia.
– Quem me ama, realmente, guardará minha palavra e meu Pai o amará e a ele nós viremos.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43 “Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. 44 Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. 45 O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. 46 Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo? 47 Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. 48 É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. 49 Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexão:

Caríssimos irmãos e irmãs, que a paz esteja convosco. Hoje, a Palavra do Senhor nos convida a refletir sobre a misericórdia e a fidelidade de Deus para com cada um de nós.

Na primeira leitura, São Paulo nos lembra da grandeza do coração de Cristo, que veio ao mundo para salvar os pecadores, sendo ele mesmo o primeiro deles. O apóstolo reconhece a misericórdia de Deus em sua vida e nos convida a sermos modelos de fé, para alcançarmos a vida eterna. Que possamos, assim como São Paulo, experimentar a grandeza do amor de Cristo em nossas vidas e ser testemunhas vivas do seu poder transformador.

No salmo responsorial, louvamos o nome do Senhor, reconhecendo sua grandeza e sua bondade para conosco. Que possamos sempre exaltar o nome do Senhor em todos os momentos de nossa vida, confiando em sua providência e em seu amor sem fim.

No Evangelho, Jesus nos alerta sobre a importância de colocarmos em prática a sua Palavra. Ele nos lembra que é através de nossas ações que demonstramos nosso amor por Ele, e que é necessário construirmos nossa vida sobre a rocha sólida da sua Palavra, para que, diante das adversidades, possamos permanecer firmes em nossa fé.

Que esta liturgia de hoje nos inspire a vivermos de acordo com a vontade de Deus, sendo testemunhas do seu amor e da sua fidelidade em todas as áreas de nossa vida. Que possamos nos enraizar na Palavra de Deus e sermos construtores de um mundo melhor, onde o amor e a justiça prevaleçam.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde, agora e para sempre. Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *