1ª Leitura:
Primeira Leitura (Ex 3,13-20)
Leitura do Livro do Êxodo
Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor do meio da sarça, 13 Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’ o que lhes devo responder?” 14 Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel: ‘Eu sou enviou-me a vós’”. 15 E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração. 16 Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, apareceu-me, dizendo: Eu vos visitei e vi tudo o que vos sucede no Egito. 17 E decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos fereseus, dos heveus e dos jebuseus, a uma terra onde corre leite e mel. 18 Eles te escutarão e tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e lhe direis: ‘O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. E, agora, temos que ir, a três dias de marcha no deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus’. 19 Eu sei, no entanto, que o rei do Egito não vos deixará partir, se não for obrigado por mão forte. 20 Por isso, estenderei minha mão e castigarei o Egito com toda a sorte de prodígios que vou realizar no meio deles. Depois disso, o rei do Egito vos deixará partir”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 104(105),1 e 5.8-9.24-25.26-27 (R. 8a)
– O Senhor se lembra sempre da Aliança.
– O Senhor se lembra sempre da Aliança.
– Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!
– Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.
– Deus deu um grande crescimento a seu povo e o fez mais forte que os próprios opressores. Ele mudou seus corações para odiá-lo, e trataram com má-fé seus servidores.
– Então mandou Moisés, seu mensageiro, e igualmente Aarão, seu escolhido; por meio deles realizou muitos prodígios e, na terra do Egito, maravilhas.
Evangelho:
Evangelho (Mt 11,28-30)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Vinde a mim, todos vós que estais cansados, e descanso eu vos darei, diz o Senhor.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30 Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Reflexão:
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, ao meditarmos sobre a liturgia deste dia, somos convidados a refletir sobre a revelação do Senhor a Moisés no Livro do Êxodo. Deus se revela a Moisés como “Eu sou aquele que sou”, mostrando assim sua eternidade e sua presença constante na vida de seu povo. É um nome que está acima de todos os nomes, um nome que devemos reverenciar e amar.
Neste relato, vemos a promessa de libertação feita por Deus a Moisés e ao povo de Israel, um povo oprimido no Egito. Deus promete tirá-los daquela situação de opressão e conduzi-los a uma terra de bênçãos, onde corre leite e mel. Ele promete castigar o Egito com prodígios e maravilhas, mostrando assim seu poder e sua fidelidade em cumprir suas promessas.
No Salmo responsorial, louvamos o Senhor que sempre se lembra da sua Aliança, que cumpre suas promessas e realiza maravilhas em favor de seu povo. Ele é fiel e misericordioso, sempre pronto a ajudar aqueles que o buscam de coração sincero.
No Evangelho, Jesus nos convida a irmos a ele, a nos aproximarmos dele com nossos fardos e cansaços. Ele promete dar-nos descanso, alívio para nossas aflições e paz para nossas almas. Jesus nos convida a tomarmos o seu jugo, a aprendermos com ele a sermos mansos e humildes de coração, pois é dessa forma que encontraremos o verdadeiro descanso.
Assim, queridos fiéis, que possamos confiar na promessa de Deus, na eternidade de seu amor e na fidelidade de sua Aliança. Que possamos nos aproximar de Jesus, nosso Salvador, e encontrar nele o descanso e a paz que tanto buscamos. Que possamos aprender com ele a sermos mansos e humildes de coração, seguindo seus passos e testemunhando seu amor ao mundo.
Que Deus nos abençoe e nos guarde, hoje e sempre. Amém.
Deixe um comentário