1ª Leitura:
Primeira Leitura (Eclo 5,1-10)
Leitura do Livro do Eclesiástico
Não confies nas tuas riquezas e não digas: “Basta-me viver!” 2 Não deixes que tua força te leve a seguir as paixões do coração. 3 Não digas: “Quem terá poder sobre mim?” ou: “Quem me fará prestar contas das minhas ações?”, pois o Senhor, com certeza, te castigará. 4 Não digas: “Pequei, e que de mal me aconteceu?”, pois o Altíssimo é paciente. 5 Não percas o temor por causa do perdão, cometendo pecado sobre pecado. 6 Não digas: “A misericórdia do Senhor é grande, ele me perdoará a multidão dos meus pecados!”, 7 pois dele procedem misericórdia e cólera, e sua ira se abate sobre os pecadores. 8 Não demores em voltar para o Senhor, e não adies de um dia para outro, 9 pois a sua cólera vem de repente e, no dia do castigo, serás aniquilado. 10 Não te apoies em riquezas injustas, pois elas de nada te valerão no dia da desgraça.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 1,1-2.3.4 e 6 (R. Sl 39,5a)
— É feliz quem a Deus se confia!
— É feliz quem a Deus se confia!
— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.
Evangelho:
Evangelho (Mc 9,41-50)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Acolhei a palavra de Deus, não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 41 “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42 E se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço. 43 Se tua mão te leva a pecar, corta-a! É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. [44] 45 Se teu pé te leva a pecar, corta-o! É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. [46] 47 Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48 ‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. 49 Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50 Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vos mesmos e vivei em paz uns com os outros”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia:
Queridos irmãos e irmãs, que a paz de Cristo esteja convosco!
Hoje, meditamos sobre a importância da confiança em Deus e do afastamento do pecado em nossa vida. Na primeira leitura, extraída do Livro do Eclesiástico, somos lembrados de não confiar nas riquezas deste mundo e de não nos deixarmos levar pelas paixões do coração. O Senhor é paciente, mas não podemos abusar de Sua misericórdia, devemos nos arrepender e voltar para Ele, evitando a confiança em riquezas injustas.
O salmo responsorial nos convida a confiar em Deus e permanecer firmes em Sua palavra, pois aqueles que se voltam para Ele serão como árvores plantadas à beira da torrente, dando frutos em seu devido tempo.
No Evangelho, Jesus nos alerta sobre o escândalo e as tentações que nos levam ao pecado. Devemos estar dispostos a cortar tudo em nossa vida que nos afasta de Deus, mesmo que isso signifique sacrifícios. A Salvação está em seguir os mandamentos do Senhor e viver em paz uns com os outros.
Que possamos refletir sobre as escrituras de hoje e nos esforçar para viver uma vida em conformidade com a vontade de Deus. Que o Senhor nos dê a graça de confiar Nele, afastar o pecado de nossa vida e viver em paz com nossos irmãos. Amém.
Que a Palavra do Senhor permaneça em nossos corações e nos guie em todos os nossos caminhos. Graças a Deus.
Deixe um comentário