Liturgia Diária 24/01/2025

1ª Leitura:

Primeira Leitura (Hb 8,6-13)
Leitura da Carta aos Hebreus
Irmãos, 6 agora, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores. 7 De fato, se a primeira aliança fosse sem defeito, não se procuraria estabelecer uma segunda. 8 Com efeito, Deus adverte: “Dias virão, diz o Senhor, em que concluirei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança. 9 Não como a aliança que eu fiz com os seus pais, no dia em que os conduzi pela mão para fazê-los sair da terra do Egito. Pois eles não permaneceram fiéis à minha aliança; por isso, me desinteressei deles, diz o Senhor. 10 Eis a aliança que estabelecerei com o povo de Israel, depois daqueles dias – diz o Senhor: colocarei minhas leis na sua mente e as gravarei no seu coração, e serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. 11 Ninguém mais ensinará o seu próximo, e nem o seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor!’. Porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior. 12 Porque terei misericórdia das suas faltas, e não me lembrarei mais dos seus pecados”. 13 Assim, ao falar de nova aliança, declarou velha a primeira. Ora, o que envelhece e se torna antiquado está prestes a desaparecer.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

Salmo:

Responsório Sl 84(85), 8 e 10.11-12.13-14 (R. 11a)
— A verdade e o amor se encontrarão.
— A verdade e o amor se encontrarão.
— Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade, concedei-nos também vossa salvação! Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.
— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.
— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

Evangelho:

Evangelho (Mc 3,13-19)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Em Cristo, Deus reconciliou consigo mesmo a humanidade; e a nós ele entregou esta reconciliação.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13 Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14 Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15 com autoridade para expulsar os demônios. 16 Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17 Tiago e João, filhos de Zebedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “filhos do trovão”; 18 André, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19 e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Homilia:

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre convosco.

Hoje, somos chamados a refletir sobre as leituras que acabamos de ouvir. Na primeira leitura, da Carta aos Hebreus, somos lembrados da nova aliança que Deus estabeleceu conosco por meio de seu Filho, Jesus Cristo. Esta aliança é baseada em promessas melhores do que aquelas da antiga aliança, pois agora Cristo é o mediador perfeito entre Deus e os homens. Ele veio para nos salvar, para nos reconciliar com o Pai, e para gravar em nossos corações a sua lei de amor e misericórdia.

No salmo responsorial, somos convidados a confiar na bondade do Senhor, que nos traz salvação e justiça. Ele nos dá tudo o que é bom, e a nossa terra floresce com a sua fidelidade e justiça. Que possamos sempre buscar a verdade e o amor que encontram sua plenitude em Deus.

No Evangelho segundo Marcos, vemos Jesus escolhendo os Doze Apóstolos, dentre eles Simão Pedro, Tiago e João, para serem seus colaboradores na missão de pregar a Boa Nova e expulsar os demônios. Jesus confia neles e os capacita com autoridade para levar a sua mensagem de salvação a todos os povos.

Assim, queridos irmãos, que possamos também nós nos colocar a serviço do Reino de Deus, sendo testemunhas do seu amor e da sua misericórdia para com todos. Que possamos acolher a nova aliança que Cristo nos oferece, e viver de acordo com a sua vontade, para que o Reino de Deus se estabeleça em nossos corações e em todo o mundo.

Que a Palavra do Senhor permaneça em nós e nos guie sempre em nosso caminho de fé. Que Ele nos conceda a graça de sermos fiéis aos seus ensinamentos, para que um dia possamos contemplar a sua glória no céu. Amém.

Que o Senhor esteja sempre conosco, para nos fortalecer e guiar em todos os momentos de nossa vida. Que possamos viver em sua graça e em sua paz. Amém.


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *