1ª Leitura:
Primeira Leitura (Gl 4,4-7)
Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas
Irmãos, 4 quando se completou o tempo previsto, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sujeito à Lei, 5 a fim de resgatar os que eram sujeitos à Lei e para que todos recebêssemos a filiação adotiva. 6 E porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: Abá – ó Pai! 7 Assim já não és mais escravo, mas filho; e se és filho, és também herdeiro: tudo isso, por graça de Deus.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 95(96),1-2a.2b-3.10 (R. 3a)
— Manifestai a sua glória entre as nações.
— Manifestai a sua glória entre as nações.
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira! Cantai e bendizei seu santo nome!
— Dia após dia anunciai sua salvação, manifestai a sua glória entre as nações, e entre os povos do universo seus prodígios!
— Publicai entre as nações: “Reina o Senhor! Ele firmou o universo inabalável, e os povos ele julga com justiça”.
Evangelho:
Evangelho (Lc 1,39-47)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Maria, alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor é contigo; és bendita entre todas as mulheres da terra!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40 Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44 Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”. 46 Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47 e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia:
Caríssimos irmãos e irmãs, que a paz esteja convosco!
Hoje, a liturgia nos recorda a maravilhosa ação de Deus em enviar seu Filho, Jesus Cristo, para resgatar a humanidade. Na primeira leitura, São Paulo nos lembra que, no tempo determinado por Deus, Ele enviou seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito à Lei, para que pudéssemos ser resgatados e tornar-nos filhos adotivos por graça divina.
É impressionante pensar no amor de Deus por cada um de nós, a ponto de enviar seu próprio Filho para nos resgatar e nos tornar herdeiros de seu Reino. Somos convidados a viver como filhos, não mais como escravos, e a nos alegrarmos na certeza de que somos amados por Ele.
No Evangelho, vemos o encontro entre Maria e Isabel, onde o Espírito Santo age de forma especial, fazendo com que Isabel reconheça a grandeza de Maria, a mãe do Senhor. Maria, por sua vez, glorifica a Deus e se alegra em seu Salvador. Que possamos também nos alegrar e louvar a Deus em todas as circunstâncias de nossas vidas.
Que a exemplo de Maria, possamos confiar na promessa do Senhor e entoar cânticos de gratidão por todas as maravilhas que Ele realiza em nossas vidas. Que o Espírito do Senhor nos conduza sempre no caminho do amor, da fé e da esperança.
Que a palavra do Senhor ecoe em nossos corações e nos faça viver como verdadeiros filhos de Deus, herdeiros de sua graça e amor infinitos.
Que a Virgem Maria, cheia de graça, interceda por nós e nos ajude a seguir sempre os passos de seu Filho Jesus Cristo. Amém.
Que Deus abençoe a todos e nos conceda a graça de vivermos em sua presença todos os dias de nossas vidas. Amém.
Deixe um comentário