1ª Leitura:
Primeira Leitura (Ap 10,8-11)
Leitura do Livro do Apocalipse de São João
Aquela mesma voz do céu, que eu, João, já tinha ouvido, tornou a falar comigo: “Vai. Pega o livrinho aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e a terra”. 9 Eu fui até ao anjo e pedi que me entregasse o livrinho. Ele me falou: “Pega e come. Será amargo no estômago, mas na tua boca, será doce como mel”. 10 Peguei da mão do anjo o livrinho e comi-o. Na boca era doce como mel, mas quando o engoli, meu estômago tornou-se amargo. 11 Então ele me disse: “Deves profetizar ainda contra outros povos e nações, línguas e reis”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
Salmo:
Responsório Sl 118(119),14.24.72.103.111.131 (R. 103a)
— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
— Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
— Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.
— Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
— A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
— Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que o mel na minha boca!
— Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!
— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.
Evangelho:
Evangelho (Lc 19,45-48)
— Aleluia, Aleluia, Aleluia.
— Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 45 Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46 E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47 Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48 Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Homilia:
Queridos irmãos e irmãs, que a paz esteja convosco!
Hoje, somos chamados a refletir sobre as leituras que acabamos de ouvir. Na primeira leitura, retirada do Livro do Apocalipse de São João, somos apresentados à visão do apóstolo sobre a missão profética. João recebeu a ordem de profetizar, mesmo que enfrentasse adversidades e dificuldades. Assim como ele, somos chamados a proclamar a Palavra de Deus a todos os povos e nações, mesmo que o caminho pareça amargo. Pois, no final, a doçura da Palavra de Deus prevalecerá em nossos corações.
No Salmo Responsorial, somos convidados a meditar sobre a doçura da Palavra do Senhor. Ela é mais preciosa do que o ouro e mais doce do que o mel. Devemos acolhê-la em nossos corações e permitir que ela nos guie em todos os momentos de nossa vida.
No Evangelho segundo São Lucas, somos apresentados à cena em que Jesus expulsa os vendedores do Templo, indignado com a profanação da Casa de Deus. Ele nos lembra que o nosso coração, assim como o Templo, deve ser um lugar de oração e comunhão com o Pai. Devemos nos afastar de toda a impureza e materialismo, e buscar a Deus com sinceridade e humildade.
Que as leituras de hoje nos recordem da importância de proclamar a Palavra de Deus, acolher a doçura dos seus ensinamentos em nossos corações e buscar a verdadeira comunhão com Ele em todos os momentos de nossa vida.
Que o Senhor nos abençoe e nos fortaleça nessa caminhada diária de fé. Que possamos ser testemunhas da sua Palavra e do seu amor para todos aqueles que encontrarmos em nosso caminho.
Que assim seja. Amém.
Deixe um comentário